Treinamento

FREIO NA LADEIRA – DIFÍCIL, HEIN !!??

Postado por em 11/jan/2018

Com muita satisfação, alegria, e, em primeira mão, para Você leitor do meu Blog, VOU DE PATINS – passo a contar  – por aqui –  sobre os dois dias intensos de aula teórica e prática que tive com a Britânica e professora de patinação, há 17 anos [ várias modalidades ], Asha Kirkby, que está no Brasil, especialmente, para ministrar a instrutores, atletas e patinadores, de nível avançado, dois workshops simultâneos que abordam temas como: “ Freios e Freios em Ladeiras; e, ” o freio  mais aplicado no mundo inteiro, no momento,  ” que eu chamo de cunha invertida, com passos”, conforme define Asha.  Também, Asha falou sobre ” Novas Técnicas de Patinação de Velocidade, e; Patinação Costas, nível 1 e 2, como Ela mesma conceituou. 

Veja [ acima ]  vídeo entrevista com  Asha, a respeito de freios em  ladeira

Numa conversa mais reservada, com a Britânica, muito simpática, por sinal,  e,  falando um português coloquial – quase que impecável, Asha declara que espera que, em cinco anos, todos – ou quase todos – patinadores brasileiros [ inclusive, meu próprio tempo está contando: tic…tac… tic…tac…tic…tac…] devem estar utilizando os freios em “ cunha invertida, com passos “ como Ela mesma diz. “Ooops. O Freio Cunha não é muito usado no Brasil [ não sei porquê]. Este grupo aprendeu bastante sobre ele e agora vai compartilhar aos demais patinadores, praticando e depois mostrando. Funciona muito bem e não acaba com suas rodas”, disse a instrutora máster.

Este é o freio mais utilizados no mundo no momento, principalmente na Europa, também conhecido como freio “mais barato”, como diz a atleta e professor, Asha, que consegue interpretar e traduzir aos patinadores de cada região/país, sua cultura própria. A inglesa, apesar de achar curioso, respeita, mas – através de suas clínicas – consegue democratizar a todos – o que há de melhor, mais factível; tanto em termos da prática esportiva, como também, mais realista, em termos financeiros. Estamos diante de uma professional que pensa no aprendiz/esportista e atleta. Apenas, para concluir esta parte do raciocínio, Asha comenta que, recebeu a ligação de um Senhor, com mais de 80 anos, cusjo sonho era patinar. A Inglesa continua narrando que, ninguém, quis aceitar o Senhor corajoso como patinador em sua equipe…Numa conversa ao telefone, Asha conclui que, perguntou diretamente. :

  • O Senhor consegue amarrar os próprios sapatos ? Resposta: Sim
  • O Senhor consegue levanta-se do chão se precisar. Por exemplo após ter se abaixado para amarrar os sapatos ? : Resposta: Sim. Anaminese concluída, “ O Senhor tem total condições. Podemos começar quando “, concluiu a profissional, dona de uma grande case para dividir mundialmente.

A minha própria história é interessante para eu contar. Quinze quilos mais gordo, após os 50 anos, comecei patinar – praticamente do zero. Não sabia direito colocar uma joelheira…nem mesmo conseguia parar encima dos patins. Comecei há uma ano e meio e nuão parei mais, até Campeão Brasileiro…, o restante Vocês já conhecem também, falei algumas vezes aqui no Blog mesmo.

Foto de Cissa Spadoni Rodrigues.Foto de Cissa Spadoni Rodrigues.Foto de Cissa Spadoni Rodrigues.
Foto de Cissa Spadoni Rodrigues.Foto de Cissa Spadoni Rodrigues.
+21

Por quê Asha no Brasil

Asha é instrotura internacional do ICP – Programa de Certificação Internacional de instrutores e patinadores do mundo inteiro. Entidade e programa de formação e qualificação, internacional, sediada nos EUA, também, responsável pela disseminação e dedicada ao desenvolvimento de instrutores de patins in line, profissionais e para patinadores do mundo todo, possibilitando que os adptos das modalidades recebam uma instrução de qualidade e nível superior.

 

Sobre o ICP

Por mais de 20 anos, o ICP tem proporcionado um quadro educacional consistente usando métodos de construção de habilidades comprovadas. Com o aumento da nossa base de instrutor internacional e a diversidade cultural dos participantes, tornou-se muito óbvio que havia uma necessidade de uma distribuição mais regional da programação. A ideia do ICP como um programa abrangente daqui para frente alternadamente referido como ICP International, tem incentivado o desenvolvimento de uma nova programação na região da Ásia-Pacífico, em toda a Europa e mais recentemente na América do Sul. Esta expansão tem facilitado o crescimento e a cooperação de órgãos atuais e a certificação de novos instrutores em todo o mundo. Esta aproximação entre associações e profissionais existentes incentiva a troca de técnicas e informações de patinação entre os países que podem beneficiar o crescimento mundial e a popularidade do esporte.

ICP International, localizado em Cleveland, OH EUA, é a sede mundial de Instrutores do ICP certificados em todo o mundo, operando através de uma rede de avaliadores internacionais, O ICP trabalha com as autoridades desportivas e é reconhecido nacional e internacionalmente como padrão educacional na patinação in line. Além dos seus programas de melhoria / desenvolvimento de instrutores, busca a certificação e a regularização desta prática esportiva, através de uma rede de examinadores altamente treinados, dentro do padrão de qualidade ICP.

A entidade também tem o papel também de apoio e base como recurso aos seus insturores. Auxilia na localizaçao de instrutores on-line; uso e aplicação da marca registrada ICP, bem como manejo dos programas de apoio e desenvolvimento do conhecimento progressivo e contínuo de seus alunos.

Oferece cobertura com seguro de responsabilidade civil para alguns alguns países e zeal pelo padrão ICP de qualidade e o licenciamento de indivíduos ou organizações adequadas para administrar o seus programas de treinamentos e aperfeiçoamento em diversos países.

 

O treinamento

ICP treina e certifica patinadores para serem instrutores, através de programas que fornecem metodologia de ensino em patins in line para todos os níveis de patinadores. Utiliza-se de um plano de aula estruturado e progressive que contempla sólida compreensão das habilidades técnicas envolvidas. Além de um padrão de educação, também fornece desenvolvimento contínuo de instrutores certificados, abrindo muitas oportunidades para uma carreira

 

Objetivos do ICP Internacional

  • Construir uma rede de profissionais de patins in line worldwide
  • Integrar e reconhecer programas de certificação nacionais existentes e associações com o desenvolvimento de um padrão internacional de instrução para o esporte de patins em linha.
  • Tornar-se um recurso no intercâmbio e promoção de materiais de ensino e idéias de negócios como eles se relacionam com o esporte de patins in line.Desenvolver e coordenar conferências regulares de instrutores internacionais.

 

Um pouco de história

O Inline Skating Association International (IISA) foi formada em 1991, como uma organização sem fins lucrativos para o avanço da patinagem in line, como uma atividade recreativa, desportiva competitiva e indústria próspera.

Através do apoio de grandes fabricantes, lojistas e milhares de patinadores, a IISA tem desenvolvido programas de segurança e de educação para a patinação in line. Trabalhou para proteger e expandir o acesso à patinação pública, além de programas educacionais patrocinados como o “ Programa de Certificação In line “ e “ Nacional Skate Patrol”. Patrocina eventos e competições. O IISA é reconhecido como a organização de patinação premier em linha e serve como fonte de referência e pesquisa da patinação in line, para a mídia, comércio, e organizações governamentais.

Programas Educacionais da Associação Internacional de Patinagem em Linha (Iisa)

– Programa de Certificação em linha (ICP International)
– Nacional Skate Patrol
– Gear Up!

Em meados da década de 1990, o Programa de Certificação ICP atraiu a atenção internacional e programas foram conduzidos em muitos países da Europa e Ásia.

Em 2000, muitos países ao redor do mundo foram representados por iISA/ICP examinadores. Atualmente, foram criados escritórios nacionais do ICP, na Alemanha (1999), em Singapura (2000), Coréia (2001).

Como o programa estabeleceu-se regionalmente no eixo: Europa-Ásia-Pacífico, entre 2000 a 2003, criou-se uma   administração para promover e representar os objetivos das duas entidades naquele eixo.

Em 2001, IISA / ICP Examinadores Sr. Norbert Demps (Alemanha) e Adam Steer (Canadá) prosseguiram com os trabalhos para desenvolver o programa de nível 3 que se dedica a “ensinar como se de ensinar “. Este programa tornou-se o ponto de referência para a formação e desenvolvimento da ICP examinadores internacionais.

No ano seguinte, portanto, 2002, o IISA / ICP Examinadores da América do Norte, Europa e Ásia completaram suas certificações internacionais e foi concebido o estatuto de examinadores internacionais.

Até então, a comunidade internacional ICP tinham organizado as suas próprias atividades, como os programas: “Big Skate Europa” e ICP, em todos os continentes.

No final de 2003, com tudo consolidade, os programas educacionais IIsa e iniciativas de patinagem foram terceirizados para diretorias de todo o mundo. Hoje, os escritórios individuais formam uma plataforma internacional coerente para o apoio e promoção dos interesses dos instrutores de patins in line, voluntários e entusiastas da patinação in line no mundo inteiro.

Examinadores internacionais da Alemanha, Singapura, Coreia do Sul, Estados Unidos e Canadá se reuniram para discutir as necessidades e crescimento de Programa ICP em países ao redor do globo.

 

 

Bem, gosto, quase que, exageradamente, de músicas de todos os gêneros (embora, que, as do coração mesmo, são: Pop Music e Pop Rock ) – Ou seja, letras e músicas que se equalizem à minha frequência vibracional, com ritmo bem marcado e definido; cantadas por vozes negras, que utilizam vibratus, falsetes e melasmas! Se houver backvocal acompanhado por orquestra – melhor ainda.... (continuar lendo)